A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, por meio do setor de Educação Inclusiva, realizou nos últimos dias as atividades de encerramento do ano letivo nos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (CRIES).
A atividade foi marcada pelo encontro dos alunos com o simpático Papai Noel que acolheu a todos, posou para fotos e entregou sacolinhas com lembrancinhas, materiais pedagógicos e guloseimas, espalhando alegria e sorrisos em todos.
Atualmente, Caraguatatuba conta com três unidades CRIES, nos bairros Casa Branca, Tinga e Perequê Mirim. O local atende os alunos encaminhados e diagnosticados com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), realizando atendimentos que complementam a escola regular, promovendo condições de avanço no processo de ensino-aprendizagem.
O atendimento educacional especializado (AEE) atua nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e serviço social, visando intervenção nas áreas do desenvolvimento humano (comunicação, comportamento, socialização, aprendizagem, psicomotricidade, atividades básicas de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, desenvolvimento sensorial, emocional e motor). O centro de referência também tem o objetivo de contribuir e auxiliar os profissionais dessas áreas, que trabalham nas unidades escolares, a oferecer aconselhamento aos pais.
Todas as unidades são equipadas com materiais, jogos, avaliações padronizadas, entre outros recursos utilizados em atendimentos, bem como, equipamentos de integração sensorial.
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância das atividades realizadas pela Inclusão. “O Setor de Educação Inclusiva em Caraguatatuba visa garantir o acesso e a permanência dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) a um ensino de qualidade na rede municipal de ensino, minimizando as barreiras e potencializando as habilidades. Essa rede de apoio é constituída por diversos profissionais que realizam serviços como assessoria especializada, avaliações e desenvolvimento de planos de ensino; transporte adaptado; projetos de acessibilidade, formação continuada, entre outras; sempre voltados ao nosso maior objetivo, de potencializar as respostas educacionais dos nossos alunos”, concluiu.