No mês de novembro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), atendeu aproximadamente 1.000 pessoas no total de 14 visitas monitoradas realizadas pelo Centro Histórico do município.
Dentre os atendidos, cerca de 400 são estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares, de Costa Sul à Norte de São Sebastião. O Programa de Visita Monitorada é uma parceria entre a SETUR e a Secretaria da Educação (SEDUC), onde os estudantes são guiados pelos monitores e estagiários da SETUR, percorrendo pelos principais pontos turísticos e culturais do Centro.
Durante a atividade, os visitantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre a história, o conjunto arquitetônico e a cultura da cidade, visitando o Cruzeiro, o Antigo Grupo Escolar Henrique Botelho, a Igreja Matriz, a Capela de São Gonçalo, a Casa Dória, a Casa das Janelas, a Casa de Câmara e Cadeia, o Praia Hotel e a Casa Esperança. Além disso, aprendem sobre as técnicas de construção dos patrimônios culturais e a evolução na cidade, do séc. XVII ao séc. XX, mostrada por meio de maquetes, na Casa da Cultura.
Somente neste mês, aproximadamente 600 turistas e visitantes também participaram das visitas monitoradas.
Vale ressaltar que os protocolos sanitários contra a COVID-19, como aferição de temperatura, utilização de álcool em gel para higienização das mãos e uso obrigatório de máscara são aplicados durante as atividades.
“Retomamos as visitas com muito sucesso. É importante que os estudantes sebastianenses, assim como os turistas, conheçam sobre a rica história da cidade nessa ação de valorização à cultura caiçara.”, disse a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
Como agendar uma visita monitorada?
Para agendamento, é necessário que as escolas municipais e estaduais façam a solicitação por meio do e-mail visitamonitorada.setur@saosebastiao.sp.gov.br. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 9h e às 14h.