A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Esportes (SEESP) e de Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), promoveu, nesta sexta-feira (26), uma palestra com foco no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado nessa quinta-feira (25).
Esse tipo de ação tem sido realizado pela SEESP dentro do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), com o intuito de oferecer capacitações aos professores para que se tornem cada vez mais participativos nas questões sociais.
“Como professores, somos parte importantíssima na formação dos cidadãos. Podemos ser, por meio do esporte, ferramenta de ajuda às situações de vulnerabilidade e de reestruturação do indivíduo. Esse é só mais um dos tantos benefícios do esporte”, comenta a diretora da SEESP, Helza Hartog.
Foram duas apresentações que levantaram questões a respeito da violência contra a mulher:
– O relato da secretaria de Esportes, Elaine Nunes Maciel, que corajosamente falou sobre sua própria experiência como vítima de violência;
– A apresentação da coordenadora da Coordenadoria da Mulher e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Andreia Rodrigues, que palestrou sobre as formas de violências e como a mulher pode buscar ajuda e ser amparada por políticas e equipamentos públicos.
“Esse HTPC serviu para fazer uma conscientização aos nossos professores em relação à violência cometida contra a mulher e que, caso detectem em alunos, pais ou mães qualquer situação semelhante, possam indicar a Casa PodeRosa ou a Coordenadoria da Mulher como canais para a resolução do problema. O objetivo foi agregar mais pessoas e unir forças para eliminação da violência, de todos os gêneros, contra a mulher”, comenta Helza.
Os profissionais da SEESP que participaram do evento também receberam uma cartilha com orientações a respeito do assunto, distribuídos pela coordenadora Andreia.