O curso de Serralheria em Aço e Alumínio promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Senai segue a todo vapor. Na terça-feira (16) os 32 alunos iniciaram as aulas práticas na regional sul, no bairro Porto Novo.
Nas práticas eles aprenderão a traçar os materiais conforme desenhos, puncionar, furar, alargar furo, escariar e rosquear; cortar perfil Metalon aço, 90° e 45°; pontear pelo processo Eletrodo Revestido; soldar cordões paralelos; montar quadro Metalon; cortar perfil de alumínio na serra meia esquadrilha; montar quadro com conexão macho cunha e quadro portão.
Nas aulas teóricas foram abordados temas como matemática básica, metrologia, leitura e interpretação de desenho, projeção ortográfica, cotagem, escala e supressão de vistas, simbologia, planejamento, orçamento, segurança no trabalho, meio ambiente e qualidade.
A qualificação segue até o dia 24 de novembro e formará profissionais para atuarem em serralheria, desenvolvendo cortes, furações e soldas em metais, como ferro e alumínio, com produção de peças como portas, janelas, grades e esquadrias.
Ao final das aulas, o Fundo Social oferecerá palestras com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo e Sebrae, para que os alunos possam estar preparados para o retorno ao mercado de trabalho e familiarizados com o empreendedorismo.
Foto: Cláudio Gomes /PMC