O objetivo é aprimorar e reciclar técnicas utilizadas
Nesta quinta-feira (11), a partir das 8h30, os agentes de trânsito do Departamento de Tráfego (DETRAF) de São Sebastião, vinculados à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), irão participar de um workshop de atualização de normas de circulação e sinais de trânsito da Polícia Militar do município.
O treinamento visa aprimorar e reciclar o conhecimento e a prática dos funcionários do DETRAF e reforçar o policiamento de trânsito, em especial, durante o período de faixa reversível adotada para desafogar o tráfego de veículos nos horários de pico, das 7h às 10h e das 16h às 20h.
Entre as instruções, estão orientações sobre sinais sonoros (silvos do apito que indicam se os veículos devem parar, reduzir a velocidade ou seguir), sobre gestos do agente de trânsito (utilizados como apoio aos sinais sonoros) e sobre a postura que o profissional deve adotar enquanto opera.
Para o secretário adjunto da SEGUR, Mauro Morando, “nossos agentes de trânsito estão constantemente renovando e ampliando suas habilidades. E essa troca de informações com a Polícia Militar agrega valor às práticas dos nossos agentes”.
Promover e participar de projetos relacionados ao trânsito são ações que fazem parte das atribuições e competências da Secretaria, que objetivam a valorização e o desenvolvimento do profissional.
Faixas reversíveis
É uma técnica de engenharia de tráfego que auxilia a aumentar a capacidade de fluxo de vias. Com as faixas reversíveis, é possível inverter o sentido de circulação de uma ou mais faixas de rolamento para atender o sentido de veículos de maior tráfego.
Em São Sebastião, esse sistema tem sido utilizado desde 27 de setembro, do Centro até o bairro São Francisco, e tem sido analisado positivamente tanto pela administração municipal quanto pelos condutores de veículos.
Foto: Beto Silva