Em comemoração ao Dia Mundial do Urbanismo, lembrado na segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Urbanismo, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma palestra aos alunos do ensino fundamental II da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba.
Mais de 150 alunos participaram do evento que contou com a participação de representantes dos Bombeiros, Polícia Ambiental, SABESP e de servidores da secretaria de Urbanismo, acompanhados pelo secretário da pasta, Wilber Schmidt Cardozo.
Durante a abertura, o secretário realizou uma chamada de voz com o prefeito Aguilar Junior que parabenizou pela data, cumprimentando os alunos e todos os envolvidos. Na sequência, Wilber apresentou aos alunos as atividades executadas por sua secretaria, que vão além da regulação e planejamento da cidade. Ele explicou que as atividades envolvem o desenvolvimento de ações que favoreçam o coletivo, citando mobilidade urbana, transporte, normas de zoneamento e loteamento, análise e aprovação de projetos de obras particulares, fiscalização de posturas, entre outras.
Em sua fala o secretário buscou despertar nos jovens alunos a importância do conhecimento sobre o urbanismo, que é uma área fundamental para o bem-estar da sociedade.
A programação seguiu com a participação de servidores da pasta que compartilharam informações sobre seus setores e atuações com temas como fiscalização de festas, som alto, ‘fluxos’, consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas, prevenção de acidentes nas praias.
Os representantes da Polícia Ambiental explicaram aos alunos que fazem parte de uma unidade especializada da Polícia Militar, realizando trabalhos preventivos como programas de educação ambiental, e repressivos, combatendo infrações e crimes contra a natureza.
A palestra seguiu com a participação dos representantes dos Bombeiros, que explicaram as diferenças entre a atuação civil e militar, as formas de ingresso na carreira e suas atividades. Os alunos puderam realizar perguntas e tiveram todas suas dúvidas esclarecidas. As informações compartilhadas esclareceram que os Bombeiros trabalham para a comunidade, com ações de prevenção em áreas de risco, combates a incêndios florestais e urbanos e no resgate de vidas em desastres naturais, acidentes e afogamentos.
Finalizando as participações, representantes da Sabesp apresentaram informações importantes sobre o ciclo da água na natureza, os processos de captação e tratamento e abordaram a importância de boas práticas para economia de água, uso consciente e sobre o quanto é fundamental o descarte correto de resíduos, como óleo de cozinha, por exemplo.
Do ponto de vista pedagógico, a secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância desta ação, que enriquece o conteúdo do currículo escolar, levando até os alunos profissionais com formação e ampla experiência, que falam com propriedade sobre os temas, promovendo a consciência e a integração entre a comunidade e os agentes públicos.
Ao final do evento foram doadas mudas de árvores nativas que serão plantadas pelos alunos na área da unidade escolar.
Foto: Adriana Rodrigues/PMC