No último sábado (6), 120 alunos de 11 unidades escolares da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova foi aplicada para estudantes do ensino fundamental II (6º a 9º ano), na EMEF Prof. Antônio Freitas de Avelar, no bairro Estrela D’Alva.
Este ano, a OBMEP está na 16ª edição. Em sua 1ª fase, cerca de 350 alunos dos níveis I e II da rede municipal de Caraguatatuba realizaram a prova entre 28 de junho e 3 de agosto. Devido ao estágio da pandemia do novo coronavírus no ano passado, a iniciativa foi adiada.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, informou que a Prefeitura de Caraguatatuba, através do setor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, realizou o transporte dos alunos até o local de aplicação da prova e forneceu kits de lanches aos alunos. “Reconhecemos a relevância que a OBMEP tem nacionalmente e termos alunos da nossa rede participando desta etapa já é uma vitória para o município. Sabemos do esforço e da superação dos nossos alunos e professores, ainda mais nesta edição após o período de aulas remotas, devido à pandemia. Acreditamos que todos são capazes de obter ótimos resultados nesta 2ª fase também”, disse.
Projeto nacional
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação. Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição visa identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A prova da 2ª fase é discursiva, diferenciada por níveis e composta por seis questões valendo até 20 pontos cada. Os candidatos tiveram três horas para concluir a avaliação. A divulgação dos premiados será em 18 de janeiro de 2022.