Após mais de um ano de meio de atividades suspensas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em decorrência da pandemia da Covid-19 os trabalhos foram retomados nessa segunda-feira, dia 8.
As equipes do Ciapi e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), liderados pelo secretário da pasta, Amauri Toledo, deram boas-vindas aos frequentadores no portão de entrada, com muita animação e entusiasmo. “Estamos muito felizes com a retomada e de termos novamente a convivência com o nosso público”, disse Toledo.
O prefeito Aguilar Junior fez questão de percorrer os locais onde estavam sendo realizadas as primeiras aulas e cumprimentar professores e alunos. “Estávamos ansiosos por esse dia. Dentro dos protocolos de segurança vamos, gradativamente, retornando todas as atividades do Ciapi”, disse ele.
Nesse primeiro momento, estão sendo oferecidas as seguintes aulas: alongamento, bocha tradicional, bocha sentada, ginástica funcional, pilates, tai chi chuan, zumba, grupo psicossocial e grupo de reabilitação pós-covid.
O casal Antônio Humberto Machado, 77 anos, e Sueli Costa Machado, 72, frequentadores assíduos do Ciapi, contaram que o grupo de whatsapp bombou na última semana pela expectativa da volta. Os dois chegaram cedo para a primeira aula de alongamento.
“Estava muito ansioso para voltar a fazer exercícios e rever as pessoas. Estava com muita saudade”, declarou Machado.
A esposa acrescentou: “Como não temos família na cidade, a convivência com os amigos daqui estava nos fazendo muita falta. Gostamos muito de fazer parte do Ciapi, sempre fomos muito bem tratados”, afirmou.
A aposentada Clarice Cursi Assis, 69 anos, passará manhãs e tardes no equipamento. “Fico sozinha em casa e tenho dificuldades de mobilidade. Aqui, tenho com quem conversar, me divertir e tenho toda assistência que preciso. Estou muito feliz de ter voltado para cá”, ressaltou.
Centro Dia e Centro de Convivência
O Ciapi foi inaugurado há cinco anos e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.
O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.
O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos.
Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, no bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.
Foto: Luís Gava/PMC