Mesmo depois de 25 anos na disputa dos principais campeonatos de mountain bike do mundo, o ilhabelense Edivando Souza Cruz, mostra mais uma vez que ainda figura entre os principais bikers do Brasil.
Prova disso, é sua recente conquista no Campeonato Brasileiro de XCO, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, na cidade de Mairiporã, São Paulo. Edivando Souza Cruz sagrou-se vice-campeão brasileiro na sua categoria Master B1. O evento reuniu mais de 500 atletas federados nas categorias oficiais para as disputas do título nacional.
Ao todo, o percurso contou com quatro voltas num circuito de 4,900 metros nas dependências do Instituto Mairiporã, que é palco do evento já há três anos consecutivos e conta com uma pista oficial de alto nível.
Além de Edivando, participaram da competição os bikers de Ilhabela, José Carlos Gonsalves e Jonathan Gonsalves, pela categoria Sub30 e conquistaram a 20° e 21° colocação, respetivamente. O jovem Samuel Freire Cruz ficou no 22º lugar pela categoria Júnior e Leonardo José dos Santos não conseguiu completar a prova por problemas técnicos.
O Campeonato Brasileiro de XCO conta pontos para o Ranking Brasileiro da modalidade, que soma os pontos do Brasileiro e outras provas do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Pelo ranking nacional, Edivando Souza Cruz é o atual líder e também lidera a disputada Copa Internacional de Mountain Bike, que terá mais um desafio entre os dias 3 e 5 de dezembro, na cidade de Taubaté e contará com a participação da equipe de Ilhabela.
Os bikers Edivando Souza Cruz, Leonardo dos Santos, José Carlos Gonsalves e Samuel Cruz participam atualmente dos principais campeonatos de mountain bike do país e fazem parte do programa Bolsa Atleta de Ilhabela, que tem por objetivo incentivar e contemplar os atletas de alto rendimento da cidade. Com este auxílio, os atletas conseguem custear despesas com alimentação, material esportivo, taxas de inscrição em competições, transporte e outras despesas relativas ao desempenho esportivo.
Fotos: Divulgação