Caraguatatuba fechou o ‘Outubro Rosa’ com números importantes e expressivos. Segundo a Secretaria de Saúde, foram realizados 1.207 exames de papanicolau e 422 mamografias.
Todas as mamografias foram realizadas no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. Para atender a demanda, a Secretaria de Saúde optou por deixar a unidade aberta aos sábados, durante todo o mês de campanha.
Mesmo com o fim da campanha do ‘Outubro Rosa’, os cuidados com a saúde feminina continuam. Por isso, é importante destacar que o município oferta a mamografia e o papanicolau normalmente.
Toda a mulher que deseja realizar qualquer um desses exames pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber orientações sobre como proceder.
A Secretaria de Saúde reforça que a mamografia é indicada para mulheres com mais de 40 anos e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.
Mulheres com menos de 40 anos não devem realizar a mamografia, já que não é possível obter uma nitidez toda a mama, por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.
A campanha do ‘Outubro Rosa’ contou também com ações para promover a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero e elevar a autoestima das mulheres com palestras e rodas de conversa, além de curso de maquiagem para pacientes do Setor de Oncologia de Caraguatatuba.
Foto: Cláudio Gomes/PMC