Com exceção da vacina contra Covid-19, os demais imunizantes estão sendo aplicados nas USFs do município
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), prorrogou a Campanha de Multivacinação até 30 de novembro. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes até 14 anos de idade.
Pais ou responsáveis devem comparecer com seus filhos na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência (confira os endereços clicando AQUI), entre 8h e 16h, com a carteirinha de vacinação, para receber as doses de imunizantes faltantes.
Segundo pesquisa, a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabelecer meios de defesa contra micro-organismos, de forma que, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápido e eficazmente para prevenir a evolução dessa doença.
A vacina não apenas protege aqueles que a recebem, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas forem imunizadas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinadas ou não – ficarem doentes.
Essa campanha faz parte do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O órgão federal deve disponibilizar os imunizantes de rotina, como BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).