O Campeonato Sul-Americano da classe Star 2021 será realizado de 12 a 14 de novembro, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Mais de 30 velejadores estão confirmados, entre eles, o maior medalhista olímpico do País, Robert Scheidt. As regatas terão também outros campeões mundiais e representantes em Tóquio 2020 como Jorge Zarif e Henrique Haddad.
A edição 2021 promete ser bastante disputada, principalmente pela previsão de ventos em Ilhabela em novembro. A competição continental tem como atuais campeões o norte-americano Tomas Hornos e o brasileiro Pedro Trouche. O último evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 2019.
”Podemos esperar uma competição muito técnica e equilibrada! Na raia de Ilhabela teremos campeões mundiais e de eventos de ponta no Star, além de outras categorias. A expectativa é de boas regatas com ventos constantes”, disse Arthur Lopes, secretário nacional da classe e competidor
O bicampeão olímpico Robert Scheidt volta à classe depois de dois anos. Não disputava regatas da categoria desde o Campeonato Europeu de 2019.
Com duas medalhas olímpicas no Star e três títulos mundiais, o maior medalhista do País espera se divertir nesse retorno.
”Estou bastante animado em velejar com esse barco, que eu adoro, ainda mais em Ilhabela. Vou correr com o Ubiratan Matos, que me convidou, e vai ser uma experiência nova. Nunca velejamos juntos e teremos alguns dias antes do Sul-Americano para nos entrosar”, disse Robert Scheidt.
A última conquista do bicampeão olímpico no Sul-Americano de Star foi em 2018, no Rio de Janeiro (RJ), ao lado de Arthur Lopes.
“Estamos muito felizes em receber uma competição com importantes nomes da vela mundial. Somos a Capital Nacional da Vela e voltarmos a receber os eventos dessa modalidade tem um significado enorme, seja para incentivar a nova geração, como para movimentar a economia local”, disse
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci. O Campeonato Sul-Americano da classe Star 2021 é organizado pelo Yacht
Club de Ilhabela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela. O patrocínio oficial é da Mitsubishi e o apoio é da cervejaria Madalena.
Fotos: Marc Rouiller/SSL