A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quarta-feira (27) ação intersecretarias para atendimento às pessoas em situação de rua. Equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Urbanismo, Serviços Públicos, além das polícias Militar e Ambiental percorreram os pontos estratégicos em que este público costuma ficar.
O objetivo da ação foi orientar sobre a importância do acolhimento na Casa do Caminho onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, tentativas de reintegração à sociedade, encaminhamentos para internação (dependência química), retorno à cidade de origem e ainda a regularização de documentos e benefícios. Dos 25 abordados, 15 aceitaram o acolhimento.
A ação ocorre periodicamente para oferta de serviços e recolhimento dos pertences, onde também é explicada a importância de manter os espaços públicos limpos e higienizados.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviço:
Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo. Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960
Restitui – (12) 3600-2962 / (12) 99601-9403
Foto: Divulgação/PMC