A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua modernizando e expandindo a iluminação em diversas vias da cidade, entre elas as avenidas que cortam os bairros do Britania, Benfica e Poiares.
Depois das avenidas Brasília e Prudente de Morais, a modernização e ampliação da iluminação chega às avenidas Gaspar de Souza, na Praia das Palmeiras, Antonio do Rego e Ivo Gonçalves Relva, no Jardim Britânia, e Alcides Alves Pereira, no Estrela D’Alva.
De acordo com a concessionária de iluminação pública, Caraguá Luz, esses logradouros tem pista dupla e eram parcialmente iluminados em alguns trechos, de forma alternada.
Com o novo projeto, a iluminação passa a ser feita a partir do canteiro central com postes de aço galvanizado e luminárias de alto rendimento em toda a extensão das vias.
Confira as alterações e modificações realizadas em cada logradouro
Avenida Gaspar de Souza – Praia das Palmeiras
Comprimento: 513m (aproximadamente)
Como era? – Antes, no local havia 15 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por 15 luminárias LED de 60 w.
Como está? – Hoje, a via tem 30 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes. Antes da modernização, apenas um lado era iluminado. Com a colocação de dois braços, no poste, ambos os lados ganharam iluminação.
Diferencial – A modernização também contemplou a Praça que fica próxima à Avenida Gaspar de Souza, no sentido praia. Nela, foram colocadas oito luminárias LED de 90 w.
Avenida Ivo Gonçalves Relva – Jardim Britânia
Comprimento: 690m (aproximadamente) – Uma das maiores avenidas do bairro.
Como era? – Antes, no local havia 20 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2017, por 21 luminárias LED de 36 w.
Como está? – Hoje, a via tem 42 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes.
Diferencial – Com isso, a via tem o dobro em quantidade e potência se comparado com a iluminação anterior. Segundo a Caraguá Luz, a situação do local era precária com vários trechos escuros.
Avenida Antonio do Rego – Jardim Britânia
Comprimento: 515m (aproximadamente) – Faz cruzamento com a Avenida Ivo Gonçalves Relva.
Como era? – Antes, no local havia 13 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por 13 luminárias LED de 60 w.
Como está? – Hoje, a via tem 32 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes. Antes da modernização, apenas um lado era iluminado. Com a colocação de dois braços, no poste, ambos os lados ganharam iluminação.
Avenida Alcides Alves Pereira – Estrela D’Alva
Comprimento: 280m (aproximadamente)
Como era? – Antes, no local havia seis luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por seis luminárias LED de 60 w.
Como está? – Hoje, a via tem 16 luminárias LED de 90 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes.
Todas as luminárias LED são instaladas conforme a necessidade de cada local (rua, avenida, praça, etc.). Essa necessidade é verificada por meio de estudos que são feitos em um programa de computador.
Foto: Cláudio Gomes e Luís Gava/PMC