Mais importante do que inscrever o animal de estimação no Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos é comparecer no dia da avaliação agendada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Antes de ser encaminhado à cirurgia de castração, o pet precisa passar por uma avaliação com o médico veterinário. Isso é fundamental para ele e para a equipe da unidade. Na avaliação, o animal é pesado e recebe identificação.
Contudo, o CCZ notou que das 260 avaliações agendadas, 71 não foram realizadas. Isso representa uma taxa de faltantes de 27%. Esse dado é referente ao período de 13 dias úteis, a contar do dia da abertura das inscrições do programa (13 de outubro).
Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, a avaliação serve para controle. “É o momento em que o animal encaminhado passa pelo órgão público, por tanto isso auxilia no controle e na fiscalização”, disse.
As avaliações com o veterinário serão realizadas a partir das 9h, conforme o horário agendado, todos os dias da semana, com exceção de sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
Quem perde a vaga deve realizar um novo agendamento. Garrido explica que os proprietários devem seguir o agendamento para garantir a vaga no programa.
“Sabemos que imprevistos acontecem, mas a nossa equipe liga, envia e-mail, ou seja, entra em contato com o proprietário, confirmando o comparecimento na avaliação”, ressalta.
Além de prejudicar o animal, a falta também faz com que as filas aumentem e a espera seja ainda maior. Por isso, fique atento ao dia agendado pelo CCZ.
Foto: Cláudio Gomes/PMC