Nesta quinta-feira (28), os alunos das três turmas de 4º anos da EMEF Profª Jane Urbano Focesi, no Perequê-Mirim, encerraram com muita brincadeira e confraternização as duas Semanas do Empreendedor.
Há sete anos ministrando a disciplina Empreendedorismo na Rede Municipal de Ensino, a professora Nair Santos Souza, explica que o mais interessante é construir um projeto com os alunos, desde a elaboração até colocá-lo em prática.
A educadora e os alunos definiram que trabalhariam com o tema “Jogos Recicláveis” e coincidiu que a exibição do que foi produzido foi justamente no mês de outubro, quando se comemora o Dia da Criança (12/10).
Assim foram surgindo amarelinhas com cartolinas coloridas, “vai-e-vem” com cordas e garrafa pet, pebolim com caixa de papelão e pregador de roupas de madeira, jogo da velha com materiais emborrachados, jogo de memória, labirinto, entre outros.
“Sempre é um desafio transmitir novas ideias aos alunos para que possam atingir suas metas. Mas, com muito diálogo, as tarefas foram definidas de acordo com o perfil de cada um, tivemos ajuda das famílias e, desta forma, nessas duas semanas desenvolvemos o espírito empreendedor com muita diversão”, contou Nair.
A aluna Rebeca Lopes da Silva, 9 anos, ficou com a função de Caixa, durante a semana. “Aprendi e me diverti ao mesmo tempo”, disse.
Já a colega Thayla Fernanda de Souza, 9 anos, foi monitora na visita à feira dos alunos da escola. “Gostei de fazer os brinquedos com material reciclável”, afirmou.
A feira teve entrada simbólica de um real e com direito a um saquinho de pipocas. Com o dinheiro arrecadado será feita uma sessão de cinema para os alunos e também a produção da Feira do Empreendedor no dia 20 de novembro.
Foto: Bia Gomes/PMC