Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Funcionárias da Prefeitura de Caraguatatuba assistem palestra de prevenção ao câncer de mama

????????????????????????????????????

Servidoras das Secretarias da Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e Gabinete do Prefeito assistiram a palestra “Conscientização e Combate ao Câncer de Mama” na manhã desta quarta-feira (27/10), no Paço Municipal, no Centro. Na atividade da Campanha do ‘Outubro Rosa’, as funcionárias receberam informações sobre a importância do autoexame periódico e do tratamento da doença na fase inicial, antes de começar o atendimento ao público.

A palestra foi ministrada pela enfermeira obstetra do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Margareta Cameron Vasconcelos. O secretário de Fazenda, Nelson Hayshida, participou do evento. 

Margareta Vasconcelos detalhou alguns fatores que podem contribuir para o surgimento de diversos tipos de câncer como o sedentarismo, tabagismo, alimentação não saudável, estresse e o fator genético. “Como a gente faz para prevenir, além de se alimentar melhor, fazer atividade física e não se estressar tanto? É fazendo o autoexame de mama uma vez por mês. Mas atenção para quem menstrua: a mama vai ficar dolorida e pode ter nódulo. Então esse não é um bom momento para fazer o autoexame de mama. Deve esperar acabar o fluxo para fazer o autoexame de mama”, alerta e lembra que o autoexame é um momento da mulher que deve ser feito desde a axila.

A servidora encarregada pelo Cancelamento e Baixa da Fiscalização do Comércio, Aldenira Protela Vale, iniciou as ações de conscientização sobre o câncer de mama em outubro de 2014. “Comecei esse movimento porque estava grávida entre 2011 e 2012 e no final da gravidez fui diagnosticada com câncer de mama. Quando descobri estava muito avançado. O pessoal tem mania de falar ‘não procura doença porque você vai achar’. Não! O câncer você tem que achar e quanto mais rápido for encontrado a possibilidade de cura é maior. Quero que as pessoas procurem. Se eu perguntar para qualquer um aqui, alguém conhece quem está, esteve com câncer ou faleceu em decorrência da doença”, destacou.

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Sair da versão mobile