Voltado a adolescentes de 14 a 17 anos, formação busca oportunizar o primeiro emprego
O processo seletivo para preenchimento de vagas do Curso de Formação de Guarda Mirim, exercício 2022, recebeu 604 inscrições, número recorde na história do projeto. O curso é oferecido pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Divisão da Guarda Mirim (GM), vinculada à Polícia Municipal, subordinada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR). O início das aulas está previsto para 14 de fevereiro de 2022.
As provas serão realizadas no dia 7 de novembro nas Escolas Municipais Patrícia Viviane Santana (Topolândia) e Cynthia Cliquet Luciano (Enseada). Serão estruturadas em questões de nível fundamental, com alternativas de múltipla escolha, envolvendo as competências da Língua Portuguesa, Matemática, História do munícipio de São Sebastião, conhecimentos gerais e redação.
O Curso de Formação de Guarda Mirim oferece 160 vagas para os períodos da manhã e da tarde, distribuídas nas unidades da Costa Norte (abrangendo os bairros Cigarras, Enseada, Jaraguá e Canto do Mar), Centro (abrangendo os bairros São Francisco a Guaecá) e Costa Sul (abrangendo os bairros Toque-Toque Grande a Boraceia).
A oferta de vagas se dará da seguinte forma: 122 disputadas exclusivamente por prova objetiva; 38 preenchidas por mérito escolar de alunos selecionados pela Secretaria de Educação (SEDUC); por programas sociais geridos pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social indicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e pela Patrulha Maria da Penha, Programa desenvolvido pela Polícia Municipal.
Mais informações estão especificadas no Edital do Processo Seletivo clicando AQUI.
Guarda Mirim
O projeto socioeducativo Guarda Mirim é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos e busca oportunizar o primeiro emprego. Após passarem por processo seletivo, os jovens recebem formação no contraturno escolar, que inclui disciplinas como inglês, matemática, português, ética e cidadania e mercado de trabalho.
Após formado, o jovem tem a oportunidade de trabalhar na Prefeitura ou em uma das 50 empresas conveniadas. Desde 2017, mais de 543 jovens foram formados nos três polos municipais, localizados no Centro e nas Costas Norte e Sul.
Somente este ano, 95 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, sendo 14 efetivados até o momento.