A Produtora Cultural Plantadeira de História, com apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e Prefeitura de Caraguatatuba, realiza neste sábado (30), das 10h às 18h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, o 2° Encontro do Projeto Memória Caiçara, que tem como propósito o resgate da Cultura Caiçara em Caraguatatuba e homenagear ‘Seu’ Sebastião Isidoro, pescador, benzedeiro e festeiro do Camaroeiro.
Seu Sebastião Isidoro, que tinha tradição pesqueira na família, era muito conhecido pela festa de São Pedro Pescador, onde arrecadava alimentos para servir a população. Tinha sempre a procissão, a missa e depois a festa.
O objetivo desse encontro é resgatar memórias do povo caiçara a fim de valorizar e disseminar a cultura do povo à beira mar.
Das 10h às 12h haverá exposição de instrumentos característicos do Fandango Caiçara, com Ostinho de Ubatuba, Pedro Caetano e Fabricaria Caiçara; exposição de artesanato com Angélica Santos, Jefferson Ferreira e Fabricaria Caiçara, exposição literária com Pedro Caetano, Regina Nascimento, Cacá Nascimento e Iracema de Jesus (Ceminha); exposição de artes visuais com Arnaldo Passos, bate papo com artesãos, escritores, músicos fandangueiros, caiçaras e pesquisadores da cultura caiçara.
Já das 13h às 18h será realizada uma oficina de Fandango Caiçara com Ostinho de Ubatuba e apresentações de Fandango Caiçara com os Grupos Ciranda Caiçara e Mestre Pedrinho
Serviço
2° Encontro do Projeto Memória Caiçara
Data: 30 de outubro (sábado)
Horário: a partir das 10h
Local: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 2280 – Centro (Entreposto de Pesca do Camaroeiro).
Foto: Divulgação