Ícone do site Portal Notícias do Litoral

80 alunas participam dos cursos de costura do Centro Integrado Profissionalizante (CIP)

Capacitações oferecidas pelo governo municipal gratuitamente são divididas em turmas. Futuras profissionais elogiam técnicas aprendidas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro Integrado Profissionalizante (CIP) Topolândia, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) prossegue com as capacitações ‘Corte, Costura e Modelagem’ e ‘Roteiro de Costura’ na sala ‘Costuração’ do CIP.

Os cursos profissionalizantes abordam técnicas industriais, galoneira, overloque e reta, e confecção de moda praia, cangas, saídas de praia, biquinis e camisetas, totalmente inseridos nas características econômicas da cidade.

As aulas são presenciais, as segundas, terças e quartas-feiras, das 13h às 17h para maiores de 18 anos, profissionais da área de moda, divididas em sete turmas, carga horária de 100 horas, com término previsto para o dia 08 de dezembro. Segundo o Centro Integrado Profissionalizante serão 80 costureiras prontas para o mercado de trabalho, sendo 20 alunas formadas em ‘Corte, Costura e Modelagem’ e 60 em ‘Roteiro de Costura’.

Para a aluna Elizabete Belo, 54 anos, moradora do bairro Topolândia, o setor continua em crescimento. “A Prefeitura acertou na realização desta formação gratuita. A área de costura é crescente, ainda mais numa pandemia. Já estou costurando as roupas dos meus familiares, fazendo uma barra, colocando um zíper, o básico, mas pretendo me aperfeiçoar ainda mais e me tornar uma empreendedora”, afirmou Elizabete.

“Eu estou amando o curso. A professora é excelente e a turma super participativa. Para mim é uma terapia e uma nova ocupação. Dinheiro extra, em tempos de crise, num curso tão completo e de graça, só a Prefeitura para nos proporcionar uma formação dessas. Agradeço a todos os envolvidos pela oportunidade”, elogiou Creuza Muniz, 62 anos, moradora do bairro Topolândia.

A capacitação segue os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e utilização de álcool em gel 70%.

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile