Os monitores e estagiários da Secretaria de Turismo (SETUR) seguem participando do curso de capacitação sobre a história e cultura de São Sebastião, ministrado pelo Programa de Enriquecimento Curricular da Secretaria da Educação (SEDUC), coordenado pelas historiadoras Erika Palumbo e Fernanda P. Cronembold.
Em setembro, foi realizado um trabalho de campo com os monitores, promovendo uma visita monitorado pelo Centro Histórico. Além disso, nos dias 7 e 21 de outubro, foram realizadas aulas teóricas sobre o que é Patrimônio Histórico; informações dos primeiros habitantes da região, os sambaquieiros; e também sobre a chegada dos portugueses no litoral.
A ação de Educação Patrimonial coordenada entre as secretarias de Educação e Turismo tem o objetivo de complementar os conhecimentos culturais e capacitar os profissionais que atuam no receptivo, aprimorando as visitas monitoradas realizadas pela Prefeitura.
“Seguimos capacitando e profissionalizando nossos servidores. As formações realizadas acrescentam muito às visitas monitoradas, auxiliando nesse processo de conhecimento de valorização à cultura caiçara.”, afirmou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
A SETUR também realiza capacitações e promove a formação continuada a todos servidores públicos da pasta, além de visitas técnicas voltadas ao turismo, com o intuito de aprimorar os conhecimentos dos servidores.
Sobre as visitas monitoradas
De 2017 a 2019, mais de 5.000 alunos participaram das visitas, e desde a retomada das atividades em setembro deste ano, aproximadamente 200 estudantes já participaram, sendo um sucesso entre as crianças e adolescentes das escolas municipais.
Para agendamento, é necessário que as escolas municipais e estaduais façam a solicitação por meio do e-mail visitamonitorada.setur@saosebastiao.sp.gov.br. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 9h e às 14h.