O Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba está em campanha para reforçar a importância da amamentação, principalmente agora durante o ‘Outubro Rosa’, já que segundo especialistas, a amamentação ajuda na prevenção ao câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), além da proteção do bebê, a mãe também se beneficia, “pois amamentar diminui o risco dela ter câncer de mama. Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher”.
Alguns processos que ocorrem na amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.
É importante ressaltar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida, que pode ser continuado até dois anos de idade.
Além da amamentação, o BLH continua com a captação de novas doadoras. Nesta semana, o estoque da unidade está baixo, com 24,8 litros de leite pasteurizado.
Segundo com a enfermeira e coordenadora da unidade, Ana Cláudia Tripac, “a quantidade parece boa, entretanto é preciso aumentar o número de doadoras e assim suprir a demanda da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal regional e da maternidade da Casa de Saúde Stella Maris (CSSM)”.
Quem pode doar? – Todas as mamães que estejam amamentando são potenciais doadores.
Como doar? – As interessadas em doar podem procurar à unidade do BLH, que está localizada dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento da unidade é das 7h30 às 16h30. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.
Foto: Cláudio Gomes/PMC