Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Prefeitura de São Sebastião reforça monitoramento a áreas de risco do município

A Defesa Civil de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), ampliou as ações de monitoramento das áreas suscetíveis à movimentação de terra no município, regiões que são mais afetadas pelas chuvas.

Os trabalhos de monitoramento, que seguem o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), são realizados diariamente e ampliados conforme os índices pluviométricos aumentam.

Em 2021, até esta segunda-feira (18), 87 setores de 21 áreas estão sendo monitoradas, sendo 46 setores localizados na Costa Sul, 28 estão na Região Central e 13 pertencem à Costa Norte. Entre as ocorrências mais comuns, estão alagamentos, escorregamentos (deslizamentos de terra em encostas e morros urbanos), possibilidade de inundações, rastejo (deslocamento de terras que antecede deslizamentos) e solapamento de margem (queda das encostas por erosões das margens dos cursos d’água).

A contribuição da população é essencial para a Defesa Civil detectar outras áreas de risco, por isso, a força de salvamento solicita a quem em setor suscetível a deslizamento de terra, que redobre sua atenção na topografia do terreno. Caso haja algum sinal de alteração no solo, saia do local imediatamente e ligue para 199.

Foto: Beto Silva

Sair da versão mobile