Entre os dias 18 e 22 de outubro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realizará a Semana de Combate à Sífilis. A cada dia, serão oferecidos testes rápidos contra a doença em uma região da cidade. A semana acontece em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, comemorado no terceiro sábado do mês de outubro, este ano, no dia 16.
Os testes rápidos são gratuitos e podem ser feitos por todos os munícipes, independentemente de sexo e idade. É um procedimento simples, rápido, seguro e sigiloso. As pessoas que apresentarem resultado positivo farão novos exames e serão encaminhadas para tratamento nas Unidades de Saúde da Família (USF).
É altamente indicado que gestantes realizem o teste para detecção e tratamento da sífilis e sífilis congênita, que é a infecção do feto por via placentária, em qualquer momento da gestação ou estágio clínico da doença, em gestante não tratada ou inadequadamente tratada.
A sífilis congênita pode resultar em alterações no desenvolvimento do bebê, parto prematuro, aborto espontâneo, baixo peso ao nascer ou até mesmo morte do bebê, quando gravemente infectado. Se a gestante e o parceiro realizam o tratamento, a chance de a criança nascer com a doença é muito pequena.
A Sífilis é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que mais se expandiu na última década, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). É uma infecção curável e, em sua grande maioria, não identificada, pois seus sintomas podem ser discretos e imperceptíveis em alguns estágios da doença. Por isso se torna tão importante realizar o teste rápido, que fica pronto em apenas 15 minutos.
Os testes rápidos serão realizados das 9h às 16h nos seguintes dias e locais:
18/10 – Costa Sul
Shopping Beira Praia, em Boiçucanga
19/10 – Costa Norte
Estacionamento do Mercado Dia, no Canto do Mar
20, 21 e 22/10 – Região Central
Praça do Coreto, no Centro Histórico