Caraguatatuba alcançou nesta quinta-feira (14) um número expressivo de vacinados contra a Covid-19. Mais de 180 mil doses, entre primeira, segunda ou dose única e terceira dose já foram aplicadas. Juntas, elas somam 182.974 doses aplicadas.
Hoje, a cidade tem 98.966 pessoas vacinadas com a primeira dose. Esse número representa 80% da população geral que, de acordo com o IBGE, é de 123.389.
Outro número significativo é o de pessoas que receberam as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. No geral, 81.060 já completaram seu esquema vacinal, ou seja, 65% da população geral.
Mais de 100% do público maior de 18 anos, segundo a Secretaria de Saúde, já recebeu ao menos uma dose da vacina. Foram vacinados 91.024 adultos. O número de e-SUS previa uma população de 87.615.
Já o número de vacinados com idades entre 12 e 17 anos é de 7.942. Isso quer dizer que 87% dessa parcela da população receberam a primeira dose.
A cidade continua vacinando as pessoas que não receberam nenhuma dose do imunizante. Para isso, basta se cadastrar por meio do aplicativo ‘Caraguatatuba 156’.
A segunda dose está disponível para qualquer pessoa que necessite completar seu esquema vacinal. Não é necessário agendamento, basta comparecer no posto de vacinação portando o Cartão de Vacinação Covid respeitando o intervalo de tempo entre uma dose e outra.
Caso o cartão não tenha a data da segunda dose, é só calcular conforme a aplicação da primeira dose: ‘CoronaVac’ são 21 dias e ‘Astrazeneca’ 84 dias para a segunda dose e ‘Pfizer’ oito semanas.
A terceira dose está direcionada aos idosos com mais de 60 anos e profissionais da Saúde que receberam a segunda dose ou completaram seu esquema vacinal há pelo menos seis meses.
Neste primeiro momento, só serão vacinados com a terceira dose os profissionais da Saúde de cinco instituições hospitalares. São elas: Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), Hospital Santos Dumont – Unimed, UPA Covid e SAMU. A vacinação será no próprio local de trabalho.
O município continua a vacinação com a terceira dose para adultos com imunossupressão. Esses devem ter completado seu esquema vacinal há 28 dias para que recebam a dose adicional.
É muito importante ressaltar que todos os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados como terceira dose.
Foto: Luís Gava/PMC