Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso em Caraguatatuba

Nesta sexta-feira (1º), no Dia Internacional do Idoso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realizou dois encontros virtuais.

O primeiro entre o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Adriana Santos.

No bate-papo, a presidente do CMDI disse que as pessoas idosas foram as que mais sofreram durante a pandemia do novo coronavírus. Seja por serem mais frágeis no que diz respeito ao sistema imunológico e, principalmente, com o afastamento familiar, privação do convívio com os amigos e muitos como vítimas de violência.

“Infelizmente, ficamos restritos aos encontros virtuais. Mesmo assim nos deparamos com a dificuldade dos idosos em lidar com a tecnologia. Mas o Conselho ficou atento aos casos de violência e todos foram direcionados à equipe técnica da Sepedi que, prontamente, tomou as devidas providências, inclusive, acionando outras secretarias de apoio”, afirmou.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso ressaltou que o corpo técnico da Sepedi tem realizado mensalmente, em média, 1.100 atendimentos, seja para acolhimento, realização de cadastro, solicitação de orientações.

“Neste ano, 35 pessoas idosas, após avaliação da situação familiar, foram encaminhadas às instituições de longa permanência (CLAM, Vila Vicentina e Pró+Vida). Outros 76 casos foram enviados ao Ministério Público. Também a organização social que cuida do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), o IDGT, tem prestado atendimento domiciliar a todos os idosos do Centro Dia, com banho, orientações e fornecimento de alimentação, além de promover várias atividades virtuais nesse período”, contou.

Toledo, no entanto, destacou que esse momento pelo qual passa a humanidade também foi de aproximação familiar. “Um novo olhar foi direcionado aos idosos, à sua saúde e bem estar”, avaliou.

O segundo encontro virtual foi entre os amigos Maria Aparecida Waack, 95 anos, e Marcial Ribeiro dos Santos Filho, 97 anos, dois idosos ativos e figuras reconhecidas no município.

Além de recordarem fatos da história da cidade e do mundo também deixaram dicas para ter uma longevidade saudável.

“Mexam com plantas e escutem música. Essas duas tarefas nos ocupam e fazem a mente trabalhar. Também mantenham contato com os familiares e amigos”, observou Cida Waack.

O autor de livros, Marcial Ribeiro, concorda com o conselho da amiga. “Aqui, em casa, tenho uma jabuticabeira que gosto de conversar com ela e fazer minhas orações. Também devemos cuidar bem da saúde e estarmos sempre com pessoas jovens, ler jornais, ver noticiários para nos mantermos atualizados e sermos exemplos”, concluiu.

Programação da Semana de Valorização do Idoso

Link de acesso https://www.youtube.com/channel/UC6hSH36ucrwm-Slvc7wb5LQ/videos

Dia 4/10 – 14h – Live: “Pessoa idosa: direito à voz e à escolha”: Yedda Aparecida de Oliveira Duarte (Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – área:Gerontologia.)

Dia 5/10 – 9h – Live: Pessoa idosa nos tempos atuais: Gerontóloga Luiza Soeiro; Mestre em ciências e Especialista em Políticas e Terceiro Setor) e a médica Geriatra, Regina Clara Gambaro de Abreu.

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile