Os primeiros dias de outubro serão marcados por bastante chuva em São Paulo e Rio De Janeiro. Já a partir desta sexta-feira (1), as condições para pancadas isoladas aumentam nos dois estados, que ainda terão tempo bastante abafado. De forma geral, a chuva irá se concentrar no período da tarde na maioria das áreas, inclusive nas duas capitais, com risco de chuva moderada a forte. O risco para temporais é alto especialmente no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, extremo sul de São Paulo e nas áreas fluminenses próximas ao sul de Minas Gerais.
No sábado (2), uma mudança na circulação dos ventos vai deixar grande parte de São Paulo em alerta para temporais. A chuva forte e volumosa pode ocorrer a qualquer momento do dia na metade leste do estado, o que inclui a capital e o litoral, e nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Nas demais áreas do estado e também no Rio de Janeiro, o tempo ainda fica bastante abafado e com períodos de sol ao longo do dia, mas há risco de chuva moderada a forte principalmente entre a tarde e a noite.
Durante o domingo (3), a chegada de uma frente fria vai deixar o tempo bastante instável na divisa entre São Paulo e Paraná, onde já chove pela manhã. À tarde, ocorrem temporais no litoral norte, Vale do Paraíba, Limeira e Ribeirão Preto. No Rio de Janeiro, a previsão é de tempo firme apenas para o norte do estado. Nas demais áreas, inclusive na capital, o tempo continua muito abafado, mas pode chover forte entre a tarde e a noite.
Semana começa com chuva
Com o avanço da frente fria, a próxima segunda-feira (4) será marcada por chuva volumosa especialmente na faixa leste de São Paulo e na região do Grande Rio. O céu também fica encoberto, com chuva a qualquer hora, na maioria das áreas do interior paulista.
Além da chuva, o mar também vai ficar bastante agitado na costa dos dois estados ao longo da próxima semana.