Mais preservação ambiental e turismo consciente! A Prefeitura de Ilhabela certificará nesta quinta-feira (30), os primeiros estabelecimentos da rede hoteleira do município com o selo “Green Ilhabela”, do Programa de Certificação Ambiental para Pousadas e Hotéis.
O programa foi lançado no mês de agosto e visa premiar os empreendimentos turísticos que cumpram requisitos mínimos estabelecidos em um Protocolo de Boas Práticas Ambientais no rumo da sustentabilidade, ou seja, oferecendo serviços ecologicamente corretos e minimizando impactos ambientais no município.
“Essa iniciativa é importante e colabora com os cuidados com as questões ambientais. Com os estabelecimentos certificados, os hóspedes terão a certeza de que o local escolhido está em dia com a preservação do Meio Ambiente e com as questões de sustentabilidade”, declarou o prefeito Toninho Colucci.
A adesão ao programa é voluntária e recebeu até o momento 10 inscrições. Cada um desses estabelecimentos está recebendo a visita de uma comissão, que verificará se estão cumprindo os requisitos exigidos no decreto: sete parâmetros técnicos: técnicas construtivas; resíduos sólidos; saneamento e água; energia e emissões de poluentes; educação e conscientização; proteção da biodiversidade; e responsabilidade social.
Cada parâmetro se divide em três níveis progressivos para cumprimento dos requisitos, que definem as três categorias de certificação (A, B e C).
“Ilhabela é pioneira no Brasil em um programa como esse. Foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, mas que contou com o apoio e a contribuição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo e dos Conselhos do Meio Ambiente e do Comtur, que aprovaram e ajudaram a elaborar essa ideia”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.
Os estabelecimentos certificados receberão um Selo de Certificação, com logomarca do Programa, podendo dele se utilizar para seu marketing, divulgando-o em seus canais de comunicação.
A Prefeitura de Ilhabela criará um espaço em sua página oficial na internet onde será divulgada a relação dos estabelecimentos certificados.
Imagem: Arte/PMI