A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), está preparando uma programação composta por lives, palestras, vídeos e atividades esportivas para a V Semana Municipal do Idoso. O evento tem início em 1.º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, e segue até o dia 6 de outubro.
Com o objetivo principal de conscientizar a população sobre as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população, acontecerão ações em todo o município, em locais de atividades adaptadas e espaços abertos, de acordo com a aprovação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, além de uma programação on-line com lives e vídeos institucionais que serão transmitidos pelo Facebook e Instagram da SEPEDI.
Serão realizadas atividades esportivas adaptadas nas modalidades Funcional (Cae Bairro São Francisco), vôlei adaptado (Cae Pontal da Cruz) e Yoga (Espaço Yoga São Fco); Aulão da SEPEDI, com atividades de alongamento e caminhada na Praia das Cigarras; Festival de Vôlei Adaptado (evento teste) na Praça da Vela/Praia do Porto Grande; Torneio de Futebol 60+ no Campo do Boiçucanga Futebol Clube; e Torneio de Jogos Lúdicos (evento teste), com tranca, dominó e peteca, na Sede da SEPEDI.
Entre os temas abordados por meio de lives, vídeos e palestras estão “Envelhecimento ativo: estratégias, desafios e perspectivas atuais e futuras”; “Violência Financeira”; e “A importância da atividade física na prevenção de quedas”. A programação completa será divulgada na próxima semana.
A V Semana Municipal do Idoso é realizada em parceria com as Secretarias de Esportes (SEESP), Saúde (SESAU), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Segurança Urbana (SEGUR), Serviços Públicos (SESEP) e Turismo (SETUR). Também são parceiros do evento a Fundação de Saúde Pública (FSPSS), PROCON, Lar Vicentino, Associação Comercial de São Sebastião, Polvo, CCTI Pontal da Cruz, COMISS, Raquetando, Instituto São Sebá VA’A, Ideal, Boiçucanga Futebol Clube e Escola Técnica de Saúde (ETS) .
Todas as atividades presenciais serão realizadas de acordo com os protocolos da Vigilância Sanitária, com higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social.