A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) Topolândia, realizou o ‘Treinamento de Manipulação de Pescado’ a 24 pescadores do município.
Gratuito e prático, o curso teve como objetivo ensinar os procedimentos corretos ao manipular o pescado desde o momento em que é retirado do mar, para evitar possíveis contaminações e garantir a qualidade do produto até chegar ao cliente.
O treinamento foi realizado no dia 15 de setembro, no CIP da Topolândia, para os pescadores da Costa Norte e da Região Central, e para os inscritos da Costa Sul, o curso ocorreu em 16 de setembro, no Projeto Buscapé, em Boiçucanga.
A médica veterinária e diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento, da SEMAM, Simone Monteiro, o médico veterinário Gabriel Nagamatsu e o biólogo Felippe Postuma foram os responsáveis pelo conteúdo do curso.
Os profissionais frisaram a importância da higienização durante todo o processo de manipulação de pescado; o respeito às leis da vigilância sanitária; e a atenção à conservação e ao transporte do produto.
Também foi ensinado aos pescadores o uso adequado de metabissulfito de sódio (“pó de camarão”, de acordo com a quantidade necessária para conservação de crustáceos e para a manutenção da saúde pública.
Os resultados obtidos forma analisados positivamente pela SEMAM e pelo CIP, pois perceberam que os pescadores aderiram às boas práticas de manipulação de pescados desde as etapas iniciais até alcançar a qualidade do produto final, o que consequentemente irá refletir nas vendas.
Os protocolos sanitários de combate à pandemia foram seguidos, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e utilização de álcool em gel 70%.