A Fazenda Engenho D’Água foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (22/09), como parte das comemorações dos 216 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade.
Uma cerimônia foi realizada para celebrar a reabertura e marcar o início de uma exposição com 24 painéis contando a história da Fazenda. A exposição retrata os anos de atividades da Fazenda, que entre os principais cultivos estava a cana-de-açúcar e produção de cachaça. Poderão ser visitados os alambiques, o engenho, a casa grande e os jardins.
Além disso, o evento marcou o lançamento de um livreto com o tema “A Fazenda Engenho D’Água e os engenhos de Ilhabela”.
Participaram da cerimônia diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o vice-prefeito João Pedro, o secretário de Governo, Cezar De Tullio, o secretário de Cultura, Marquinhos Guti, a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, o arqueólogo e historiador Plácido Cali e a representante da família que foi proprietária da Fazenda, Camila Gontier.
Segundo o secretário de Cultura, Marquinhos Guti, a abertura da Fazenda Engenho D’Água era muito esperada e envolveu dezenas de pessoas. “Quero agradecer a todos que ajudaram a reabrir esse patrimônio tão importante para Ilhabela. Aproveitamos a oportunidade para lançarmos o livro sobre a Fazenda e os engenhos de Ilhabela. Conseguimos depois de muito tempo o AVCB do Corpo de Bombeiros e estamos devolvendo esse patrimônio para a população”, comenta.
O arqueólogo Plácido Cali fez questão de destacar o trabalho para reabertura da Fazenda. “Foi um longo caminho pela abertura irrestrita da Fazenda. É importante para a população esse patrimônio. Estamos muito felizes”.
A representante da família, Camila Gontieri, agradeceu a todos por reviver essa história, que se tornou um legado para o povo de Ilhabela.
“Quero parabenizar a família que cuidou desse patrimônio e a consciência do prefeito Colucci em desapropriar essa área em favor da população de Ilhabela. Estamos conservando o que é do povo de Ilhabela”, disse o secretário de Governo, Cezar De Tullio.
Já o prefeito Toninho Colucci considerou a cerimônia simbólica, mas com um sentimento enorme de preservação. “A Fazenda Engenho D’Água é a história de Ilhabela e é importante preservar esse patrimônio. Temos o engenho mais preservado da região. Nosso objetivo é recuperar todos os engenhos para contarmos a história de Ilhabela. Importante ressaltar que não existe turismo sem história”, finalizou.
As visitas, que são autoguiadas e com controle de acesso, poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira (das 10h às 15h) e sábados (das 10h às 18h). Todos os protocolos de segurança no combate à Covid-19 serão seguidos.
O Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água fica na avenida Pedro Paula Moraes, s/nº – Engenho D’Água.