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Praiamar atende mais de 1 milhão de passageiros entre maio e agosto e linha do HR começa a funcionar

A Prefeitura de Caraguatatuba chegou, nesta semana, ao quinto mês de intervenção na empresa Praiamar Transportes. Desde então, o serviço de transporte público da cidade vem ganhando cada vez mais qualidade. De maio até agosto, a Praiamar atendeu 1 milhão e 265 mil passageiros, um aumento de 46% desde o início da intervenção.

De mês em mês, com a ampliação e remodelagem de praticamente todas as linhas de ônibus da empresa e o aumento de 33 para 45 carros rodando pelo município, a empresa conseguiu aumentar gradativamente o número de passageiros.

“Desde o início da intervenção salientei a importância de Caraguatatuba ter um transporte público de qualidade, que atenda nosso povo com dignidade. Durante esses meses, conseguimos ampliar e melhorar o serviço e não queremos parar por ai”, disse Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba.

No mês de abril, a Praiamar transportou um pouco mais de 238 mil passageiros. Já no mês de maio o número aumentou para 296 mil, indo para 300 mil em junho, seguindo para 318 mil em julho e chegando em 349 mil passageiros no mês de agosto.

Já o número de viagens também apresentou significativo aumento. Antes da intervenção, a média era de 10 mil viagens por mês. Agora, a média passou a ser de um pouco mais de 14 mil, aumentando cerca de 38%.

Dentre as principais ações registradas desde o início da intervenção, estão as mudanças e aprimoramentos das linhas, descongelamento dos benefícios dos funcionários estagnados desde 2018 e o lançamento do Cittamobi, aplicativo de rastreio de ônibus.

Linha Hospital Regional

No último sábado (18), a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão iniciou as linhas que atendem o Hospital Regional. Agora, as linhas 101 – Gaivotas via Martin de Sá e 407 – Massaguaçu, passarão a atender o HR e o Shopping Serramar.

Com a mudança, a Linha 407 – Massaguaçu deixará de passar pela Rodoviária, porém, a linha 306 – Tabatinga via Massaguaçu continuará atendendo os usuários que pretendem desembarcar junto ao terminal.

Todos os quadros de horários operados pela Praiamar Transportes estão atualizados, podendo ser vistos através dos canais oficiais da Prefeitura e também acompanhados em tempo real pelo aplicativo CITTAMOBI.

Você pode conferir os horários e itinerários completos das linhas acessando o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/

Cittamobi

Um dos fatores que contribuíram no aumento da qualidade e dos serviços prestados pela população foi a implantação do aplicativo Cittamobi. Ele rastreia e indica o lugar exato dos ônibus da Praiamar estão, dando conforto e agilidade na hora do munícipe utilizar o transporte. Cerca de 20 mil passageiros já fizeram o download e utilizam o novo sistema em Caraguatatuba.

Reajuste Salarial

A Praiamar e o Sindicato da categoria entraram em acordo, nas últimas semanas, para reajuste salarial, Vale Refeição e banco de horas dos funcionários da Praiamar. A categoria estava com seus benefícios congelados desde 2018.

Durante a intervenção, a Praiamar e o Sindicato se aproximaram, possibilitando os acordos de reajuste que foram selados após duas assembleias com participação de Francisco Israel e Everson Silva Albuquerque, presidente e assessor da diretoria do Sindicato, respectivamente.

A reunião contou, ainda, com José Ronaldo, interventor da Praiamar; Marcel Luiz Giorgeti, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba e funcionários da empresa.

O acordo coletivo de trabalho é referente ao período de 1º/05/2021 a 30/04/2022, tendo sido alterada a data base da categoria, passando de novembro para o mês de maio.

Sobre o reajuste salarial, ele será no percentual de 6,7%, sendo 2,55% da inflação do período medido pelo INPC/IBGE referente à data base 2019 e acrescido de 4,15% referente à data base de 2020.

A Intervenção

Durante a intervenção, a empresa Praiamar Transportes iniciou a higienização completa de sua frota, além da melhoria na manutenção dos veículos como alinhamento, balanceamento, trocas de molas e de almofadas de bancos.

Por fim, foram atendidas todas as notificações da Secretaria de Mobilidade Urbana, no que tange a melhoria de horários, implantação de linha, comprimento das ordens de serviços estabelecidas.

Durante os últimos meses, a Prefeitura de Caraguatatuba passou a ter controle total dos serviços de transporte da Praiamar e sua administração. Neste período, estão sendo analisados os motivos dos descumprimentos de contratos da empresa antes da intervenção e, caso se faça necessário, uma nova licitação será aberta.

Foto: Luis Gava/PMC

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