Quem passar à noite pelos prédios públicos mantidos pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), poderá ver os locais iluminados com a cor da Campanha Setembro Amarelo.
A Praça do Coreto, a Capela São Gonçalo, a sede da Fundass, a Casa das Artes, a Biblioteca Municipal, o Centro Cultural Batuíra, a Casa da Cultura e a Casa da Música ganharam novos tons de amarelo em suas fachadas.
Conciliado com o tema de 2021, “Agir Salva Vidas”, a ação busca enfatizar a importância da conscientização sobre cuidados com a saúde mental e alertar sobre a prevenção do suicídio, especialmente entre os mais vulneráveis.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em torno de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados ou acompanhados. Cerca de 96,8% estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar.
A campanha Setembro Amarelo se estende até o dia 30, mas a prevenção ao suicídio é realizada todos os dias. Se estiver precisando de ajuda, ou se for responsável por uma pessoa que está passando por essa situação, procure a unidade de saúde do seu bairro para receber orientação e assistência médica.