A Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), promove nesta terça (14) e quarta-feira (15) uma capacitação para profissionais da saúde com foco no diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A capacitação, que marca a retomada das atividades da Saúde, é direcionada aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede municipal de saúde (atenção básica e especialidades), Hospital Regional do Litoral Norte e Casa de Saúde Stella Maris.
A capacitação segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como aferição de temperatura e uso de máscara de proteção durante todo o período.
A UAMI preparou uma programação completa para receber os profissionais. Ela conta com abertura, que foi realizada nesta terça (14) no auditório da Fundacc, palestras, dinâmicas, apresentações e aulas práticas.
Participaram da abertura da capacitação, o secretário de Saúde Gustavo Boher e a adjunta Derci Andolfo, além de diretores e coordenadores da Divisão de Assistência à Saúde (DAS) e Atenção Básica.
A abertura foi tomada por emoção. A equipe fez uma homenagem ao biomédico Paulo Salamene. Ele era funcionário da unidade e foi vítima da Covid-19 no ano passado. Segundo os colegas de trabalho, Paulo era uma pessoa radiante, feliz e que se dedicava ao trabalho.
Em discurso, o secretário de Saúde se lembrou do biomédico e do trabalho desempenhado por ele enquanto esteve na unidade. Ele também falou do orgulho que sente da UAMI. “Nós precisamos entender que o paciente precisa estar sempre em primeiro lugar e oferecer o melhor a ele”, ressaltou.
Neste ano, a UAMI completa 20 anos de atuação em Caraguatatuba. Os dados atualizados de 2021 mostram que ela possui 934 pacientes em tratamento, sendo HIV/Aids ou hepatites B/C.
Serviço – A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Para a realização de testes de ISTs é das 9h às 15h.
Foto: Luís Gava/PMC