Diagnóstico apontou que 50% das linhas de ônibus transportam 90% dos passageiros
A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Memphis Engenharia e Consultoria, desenvolveu um estudo do transporte público coletivo do município visando a construção da modelagem da concessão desse serviço. Trata-se de um trabalho abrangente que traçou o diagnóstico da situação atual e, a partir dos resultados, desenhou o Programa Municipal de Transporte Coletivo (PMTC).
O PMTC constitui marco referencial para a implantação de um amplo conjunto de mudanças que devem ser feitas no transporte coletivo da cidade, envolvendo aspectos operacionais, de infraestrutura, tecnológicas e de serviços associados, proporcionando melhorias ao sistema, à sua gestão e ao usuário. A viabilização desse programa depende de ações públicas, por meio de investimentos diretos, e ações privadas, que decorrerão da concessão dos serviços a particulares.
O diagnóstico inicial apontou que o sistema de transporte coletivo de São Sebastião é diferente da maioria das cidades por não ser concêntrico e apresentar linhas longitudinais muito extensas. Hoje o sistema tem sobreposição de linhas na maioria dos trechos da rodovia, o que aumenta a rodagem dos ônibus e torna o sistema improdutivo. Como resultado, 50% das linhas de ônibus transportam 90% dos passageiros, o que significa que o município possui linhas curtas, que precisam existir para que a cidade tenha mobilidade, mas devem ser melhor administradas.
O diagnóstico também apontou que no sistema atual não há integração tarifária entre as linhas, nem sistema de informação ao usuário em tempo real; que os relatórios disponibilizados são insuficientes para a gestão pública; há apenas um ponto de cadastro e comercialização de cartões, pouco para o porte da cidade; e a necessidade de ampliação da tecnologia de sistemas inteligentes.
Entre as ações sugeridas pelo PMTC estão a elaboração de Novo Plano Operacional (NPO), com a proposta de uma nova rede e oferta do serviço que seja viável diante da realidade de investimentos; veículos diferenciados, com plano de renovação da frota ao longo da concessão; pontos de conexão para a integração entre as linhas, com integração tarifária; ferramentas de gestão e fiscalização em tempo real, proporcionando controle operacional efetivo pela Prefeitura; incremento de tecnologia, ampliando a informação ao passageiro por meio de instrumentos para se orientar sobre sua linha de ônibus, recarga e compra de cartões via web, entre outros serviços.
Em breve, será realizada audiência pública para divulgar este trabalho à população, bem como tirar dúvidas e receber sugestões.