Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Agentes e voluntários da Defesa Civil participam de atividades práticas de avaliação de riscos

Agentes de Defesa Civil e voluntários da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) participaram, nesta quinta-feira (9), de atividades práticas ligadas ao workshop sobre o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) e Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLAMCON).

A parte teórica do evento, realizado pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Defesa Civil vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), foi realizada no dia 27 de agosto na sede da Defesa Civil.

Nesta quinta-feira (9), os cerca de 20 participantes do curso realizaram vistoria em taludes e áreas de risco de movimentação de massa, com orientação da engenheira e agente de Defesa Civil, Barbara Cesar Martins. O objetivo foi aprimorar a identificação dos riscos associados e o preenchimento de relatórios de vistoria e monitoramento. Junto com a avaliação de risco, foram debatidas formas de mitigação.

Além da engenheira, conduziram o Workshop o coordenador municipal de Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos, e o chefe de divisão da Defesa Civil, Wagner Barroso. Novos eventos sobre o tema estão previstos para os dias 28 de setembro e 20 de outubro e serão voltados a equipes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Na primeira parte da formação, foram apresentados os tipos de riscos aos quais o município está sujeito, bem como formas de mitigação desses riscos. Abordaram os principais tipos de movimento de massa, relacionados a solo e a corpos rochosos, destacando-se a importância da ação antrópica (realizada pelo homem) sobre o agravamento dos processos erosivos naturais que ocorrem no município.

Apresentaram-se, ainda, formas de mitigação de riscos sem a realização de grandes obras de contenção, principalmente de deslizamentos, por meio de estudos de caso de cortes incorretos de talude, taludes de aterro mal compactados e vícios construtivos. Brevemente, falou-se sobre como identificar sinais de perigo em taludes e em residências.

Sair da versão mobile