A Campanha ‘Agosto Lilás’ pelo fim da violência contra a mulher chega ao final, mas o trabalho continua durante todo o ano pela Prefeitura de Caraguatatuba. Durante a divulgação dos serviços, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) registrou 14 novos casos.
Desses novos casos, a equipe técnica do CIAM segue com acompanhamento de nove mulheres. A campanha também reforçou aos profissionais da rede de atendimento mais atenção a este público, com um aumento de encaminhamentos e orientações aos serviços especializados.
Segundo dados da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no mês de agosto foram registrados 14 casos de lesão corporal, 19 de ameaças, cinco contra a dignidade sexual e 10 solicitações de medidas protetivas encaminhadas ao Poder Judiciário.
Se comparado ao mês de julho, foram 13 de lesão corporal, 16 de ameaças, 10 contra a dignidade sexual e nove pedidos de medida protetiva.
A delegada da mulher, Patrícia Casanova Crivochein, avalia a campanha como positiva, mesmo os números sendo próximos ao esperado. “A ideia era divulgar os serviços que o município oferece para essas mulheres e tenho certeza que o propósito foi alcançado”, disse.
A Prefeitura de Caraguatatuba e a DDM continuam com o trabalho especializado de atendimento às mulheres vítimas de violência. Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Serviço:
– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM
Endereço: Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)
Telefone: 3883-9908
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h
– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM
Endereço: Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera
Telefone: 3882-3242
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas
Endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: 3886-2960
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Foto: Luís Gava/PMC