Apesar das tentativas de resgate, o animal foi a óbito e enterrado na Praia Grande
Na manhã de quinta-feira (26), uma baleia-jubarte juvenil, de 9 metros, encalhou na Praia do Arrastão e, apesar de esforços de reintroduzi-la ao mar, acabou não resistindo e morreu.
A Defesa Civil de São Sebastião e o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta foram acionados e se dirigiram ao local. Foi constatado que o animal se enroscou acidentalmente em uma rede de pesca.
A área foi isolada e ficou a cargo da equipe do Instituto Argonauta realizar a necropsia da baleia.
O corpo do animal foi rebocado pelas equipes acionadas até a Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores) para ser apropriadamente enterrado.
De acordo com o instituto, essa é a décima primeira baleia-jubarte que encalha no litoral Norte de São Paulo só neste ano, um aumento de 175% em relação a 2020, quando encalharam quatro animais na região.
Pesquisadores estudam as possíveis causas da mortalidade de baleias, como mudanças climáticas, variação na disponibilidade de alimento e alterações no padrão das correntes marítimas que podem induzir as baleias a se deslocarem para a costa.