A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na quarta-feira (25), contou com a participação de 172 pessoas e registrou 260 visualizações com a transmissão online no canal do Youtube. O evento realizado no Teatro Mario Covas, reuniu trabalhadores do setor, sociedade civil, usuários dos serviços da assistência social, entidades e representantes do Poder Público.
Participaram do encontro o prefeito Aguilar Junior, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Ângela Cristina dos Santos Sbruzzi e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Alcione Ribeiro dos Santos, além de vereadores e secretários municipais.
Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a Conferência teve como principal objetivo debater e traçar metas para propor políticas municipais na área da assistência social.
A presidente do Comas, Alcione Ribeiro dos Santos, destacou ser um dos dias mais importantes dentro da política de assistência social, principalmente neste momento de retomada dos trabalhos no pós pandemia. “É o momento de promover, fomentar e garantir os direitos de toda população mais vulnerável, junto com todos os atores da rede socioassistencial”, disse.
A secretária da Sedesc, Ângela Cristina dos Santos Sbruzzi, agradeceu presença de todos e ressaltou o trabalho da rede junto com a sociedade civil. “Através deste evento, poderemos fomentar um melhor trabalho e mais assertivo, sendo este, mais um canal para otimizar nosso atendimento”, disse.
O prefeito Aguilar Junior recordou sua passagem como chefe de gabinete em 2005, quando acompanhou a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um marco para história da cidade, sendo um avanço da política de assistência social no município.
“A partir desta implantação, o município se desenvolveu na área da assistência social, saindo na frente de outras cidades, sendo um dos primeiros municípios com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ao final desta conferência, o documento com todas as propostas servirá para destacar as metas e desafios para o próximo ano, com as diretrizes necessárias para o melhor ao cidadão”, ressaltou Aguilar Junior.
A cerimônia prosseguiu com a palestra da psicóloga Ana Maria Pincolini. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, onde discutiram e apresentaram na plenária as propostas elaboradas nas salas. Foram escolhidas 19 propostas, sendo cinco com âmbito federal, cinco estadual e nove municipal.
Para representar o município na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social de São Paulo, que ocorrerá de forma online nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2021, foram eleitos os seguintes delegados:
Sociedade Civil
1 – Raquel Rosângela de Medeiros Rodrigues (Titular):
2 – José Giovani da Silva (Titular);
3 – Israel Ildemar de Souza (suplente):
4 – Tiago Navarro da Fonseca (suplente);
Poder Público
1 – Cíntia Franciele de Araújo Claudino (Titular);
2 – Lívia Bachiega Yamamura (Titular);
3 – Juliana Alexandre de Souza Florentino (Suplente);
4 – Mariana Estella Cestari Lese (suplente)
A 9ª Conferência foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Assistência Social.
Foto: Divulgação /PMC