Atividades continuam até o fim de agosto
A Prefeitura, por meio Secretaria de Saúde (SESAU), Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Centro de Aleitamento Materno (CIAMA) e Banco de Leite Humano (BLH) realizou neste sábado (21), ação presencial de incentivo à amamentação, voltada a gestantes, mamães e bebês, também transmitida on-line para evitar aglomerações, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Todos os protocolos sanitários, distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e utilização de álcool em gel 70% foram seguidos durante o evento teste, realizado no Centro Gestacional Harmonia para Vida, na Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), Centro Histórico do município.
O evento teste da campanha institucional de promoção ao aleitamento é denominado ‘Agosto Dourado’ pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já que leite materno é considerado alimento de ouro.
Participaram secretários, profissionais da área de saúde, alunos de enfermagem da Escola Técnica de Saúde (ETS), Faculdade São Sebastião (FASS), grávidas, mães e bebês. De acordo com dados da SESAU, atualmente, 900 gestantes são atendidas na rede pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 100 no setor privado.
A abertura contou com a apresentação dos Enfermeiros da Alegria que homenagearam os profissionais do setor. Logo depois, ocorreu palestra com a coordenadora do CIAMA e Banco de Leite Humano, Pollyana Braga, referente as atividades oferecidas pelo Centro de Aleitamento e funcionamento do BLH; em sequência, a pediatra Adriana Saturno falou sobre os benefícios e importância da amamentação exclusiva, até os seis primeiros meses da criança; alunos da ETS realizaram teatro dinâmico e descontraído, cujo tema foi amamentar; Priscila Magalhães, articuladora do Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância abordou as políticas públicas voltadas aos pequenos sebastianenses; a enfermeira obstetra, coordenadora e idealizadora do Centro Gestacional Harmonia para vida, Carla Bruço encerrou as atividades, promovendo Yoga Dance com as gestantes, mães e bebês. Houve também sorteio de brindes.
Para a mãe do pequeno Adam, Ilana Matos, 27 anos, moradora do bairro Itatinga, o apoio recebido é necessário. “Só tenho a agradecer a Prefeitura de São Sebastião e essa rede de saúde que tanto nos ampara. O começo da minha gestação foi muito difícil. O que o CIAMA faz, por nós mulheres, e mães fez com que eu me sentisse mais segurança e protegida para cuidar do meu filho. Agora não precisamos mais sair da cidade para termos um excelente atendimento. Desde os primeiros meses de vida, nossas crianças recebem todo o auxílio necessário, juntamente a nós”, disse Ilana.
“A importância desse evento é dar mais visibilidade à importância do aleitamento materno, como a melhor nutrição, proteção contra doenças, e vínculo. O melhor alimento para todos os bebês”, afirmou Pollyana Braga, coordenadora do CIAMA e BLH.
A programação continua até o fim de agosto, sendo que de 24 a 26, no período da manhã, alunos e professores da FASS realizarão atividades com as gestantes e puérperas internadas na maternidade do HCSS, envolvendo, também, os funcionários.
Com a utilização de aventais de peitos e bonecas, haverá demonstrações e conversas sobre amamentação. No mesmo período, a equipe do CIAMA ministrará treinamento referente a amamentação para profissionais da maternidade.