Empresários ligados ao trade turístico de Caraguatatuba participaram na quinta-feira (19) de um workshop realizado pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo com o objetivo de criar roteiros turísticos regionais.
A explanação foi feita pela equipe do Sebrae e explicou de que forma as cinco cidades – Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga – podem criar roteiros que permitam o turista conhecer seus atrativos ficando mais tempo na região.
Para Adenilson dos Santos, sócio proprietário e guia de turismo da Agência Caraguatá TUR, participar do encontro foi de extrema importância para o turismo regional. “Fizemos um trabalho de roteirização dos atrativos que temos no Litoral Norte e foi importante conhece o atrativo de cada cidade, o que eles têm de diferente e que podem se complementar”.
Ele ainda citou a possibilidade de se criar uma plataforma para atrair turistas europeus, sendo esta uma ferramenta importante de divulgação da região com todo o seu potencial, com secretarias, Comturs e agências trabalhando um só produto.
Na avaliação da secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, a participação do trade no workshop vai de encontro com a política do prefeito Aguilar Junior que é a capacitação.
“Capacitar mais o trade para que se tenha um turismo cada vez mais eficiente, mais profissional e que traga retorno para população. Turismo é uma indústria e como indústria precisa de números, retorno, dinheiro. Só vai adquirir essa maturidade quando tiver capacitação para atrair um turismo bastante profissional e eficiente”, reforça.
O comerciante Diego Pilon de Almeida, da Mia Nonna Massas Artesanais, fez questão de marcar presença. Pra ele, o workshop foi mais do que esperava. “Pude ver grande oportunidades além da linha de gastronomia que foi o que fui em mente. Precisamos reforçar o Circuito Litoral Norte. Temos uma linha de negócios turísticos jamais vista ou explorada pelos empreendedores e agentes de turismo dos municípios que compõem o consórcio e que merece investimento em uma rota de turismo completa para Litoral Norte”.
No Workshop foram abordados temas como levantamento de dados (atrativos, serviços e demais itens necessários para o roteiro), análise da oferta, planejamento do roteiro, plano de integração e definição de ações de operacionalização.
Foto: Divulgação/PMC