A partir da próxima segunda-feira (23), a recepção do Pronto Socorro (PS) Respiratório, exclusiva para pacientes com sintomas gripais, será transferida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), juntamente com os pacientes com sintomas gerais, se tornando a única porta de entrada para atendimento médico.
O PS Respiratório manterá os atendimentos de emergência respiratória e os casos que requerem observação e internação, encaminhados pela UPA.
Também a recepção de pacientes com convênio e particulares voltará a atender casos de síndrome respiratória, e os encaminharão para o PS Respiratório quando necessário.
A mudança vem atender a uma demanda reprimida pela pandemia, a retomada de serviços como ambulatório de ortopedia, cirurgias eletivas, pediátricas e ginecológicas.
A reformulação da recepção foi discutida e aprovada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 com o objetivo de melhorar o fluxo de acolhimento de pacientes e potencializar o atendimento pela equipe de Saúde.
A medida é possível graças aos bons índices alcançados por São Sebastião no enfrentamento à Covid-19: vacinação adiantada, com 100% da população adulta contemplada; índice de contaminação caindo gradativamente, enquanto a taxa de recuperação de pacientes aumenta, atingindo 98%; menor número de atendimentos nas unidades hospitalares respiratórias do município, redução na ocupação da UTI Respiratória e no número de pacientes entubados; e queda de óbitos por Covid-19.
A alteração acontecerá de forma segura, com rigoroso atendimento de todos os protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, a fim de evitar contaminação.