Dois abrigos de vidro de pontos de ônibus de Caraguatatuba foram vandalizados nos últimos dias nas regiões central e sul. O último registro foi na madrugada desta quarta-feira (18) no equipamento que fica no na Rodovia Rio-Santos (SP-55) no Indaiá.
Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estiveram no local para fazer a limpeza dos cacos e encontraram duas pedras próximas aos bancos de sentar. O espaço foi isolado até a troca dos vidros.
O segundo caso foi registrado na madrugada do último domingo, no Pegorelly, quando um carro teria capotado e atingindo a estrutura metálica do abrigo. O motorista fugiu do local e o ponto foi interditado.
Em abril passado, um jovem de 15 anos foi identificado após danificar com uma pedrada o vidro de um abrigo de ônibus localizado na Rua Izamira Pinto Santana, no Porto Novo.
Arrependido, ele procurou a Prefeitura de Caraguatatuba para ressarcir o município do prejuízo. Ele chegou a contar que seu intuito não era quebrar a vidraça do abrigo de ônibus, mas revidar a pedrada de um amigo. “Sem querer, acabei acertando a vidro do ponto de ônibus”, recorda. “Estou arrependido pela repercussão negativa do fato e isso serviu de lição”, reconheceu.
Se flagrados, os infratores podem responder por crime de dano ao patrimônio público, previsto no artigo 163 do Código Penal que define sobre “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”. A pena em caso de condenação por dano simples é detenção de um a seis meses, ou multa de um a seis salários mínimos (R$ 1.100 a R$ 6.600).
Foto: Divulgação/PMC