A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza entre os dias 23 e 27 de agosto a 9º Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, por meio de palestras online com profissionais de diversas áreas.
Considera-se deficiência, toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função do corpo humano que gere incapacidade para o desempenho de atividades.
Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam que 70% das deficiências (física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla) acontecem em decorrência de acidentes no trânsito, domésticos, no mar ou piscina; antes, durante ou depois da gestação, com armas de fogo, entre outras situações, que poderiam ser evitadas com medidas de prevenção.
“A Semana tem, justamente, o objetivo de chamar a atenção para o fato de que com atitudes e medidas simples é possível minimizar e prevenir acidentes no dia a dia, no ambiente familiar, no trabalho e durante o lazer, principalmente os grupos de risco – gestantes, crianças, jovens e idosos”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo.
As palestras serão online, pelo canal do Youtube da Sepedi, aberto ao público. É necessário efetuar a inscrição prévia pelo link https://forms.gle/sbLFuRAzX51ojMF67
Programação
Dia 23/8 – 15h – Palestra: “Prevenção de acidentes domésticos e de mergulho em águas rasas”, com o tenente do Corpo de Bombeiro, Hilton Dalla.
Dia 24/8, 13h – Palestra: “A importância da intervenção precoce para a vida da pessoa com transtorno do espectro autista”, com a pedagoga e psicopedagoga Michelli Sabaniti, especialista em Deficiência Mental, Adaptação Curricular e Arterapia.
15h – Palestra: “A prevenção das demências e dos transtornos mentais no envelhecimento”, com a psicóloga Elaine Cristina Jesus de Oliveira, pós graduada em Gerontologia e em Neuropsicologia.
Dia 25/8 – 13h – Palestra: “Prevenção das Deficiências antes, durante e após o nascimento”, com a médica Pediatra e Neonatologista Thais Rezende Tanaka.
15h – Palestra: “Como prevenir as deficiências auditivas congênitas e adquiridas” – Com a médica Otorrinolaringologista Andreia Alessandra Bisanha.
Dia 26/8 – 13h – Palestra: ”Aleitamento materno e sua relação com a prevenção das deficiências”, com a enfermeira Obstetra e Pediátrica Ana Claudia Tripac, coordenadora do CEAMI (Centro de Atendimento Materno Infantil) e do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba.
18h30 – Palestra: “Cuidando de quem cuida de você: um olhar para a família”, com a equipe Multiprofissional da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento.
Dia 27/8 – 15h – Palestra: “Genética e prevenção às deficiências”, com o médico Geneticista e Pediatra Zan Mustacch, MD, PhD, autor de livros, Doutor e Mestre pela USP, responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas. Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP), presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Foto: Divulgação