A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promoveu nesta quinta-feira (12) um curso de Streaming Yard para servidores internos.
A capacitação foi ministrada pela professora Rúbia Costa, do apoio pedagógico de Informática Educativa da Secretaria de Educação, que também esclareceu como utilizar a ferramenta Google Forms, que possibilita a produção de questionários voltados para pesquisas ou avaliações.
Como a Sepedi, por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT), produz conteúdos (aulas e palestras) para os usuários, a capacitação teve como objetivo explicar como é a transmissão, em tempo real, de dados de áudio e vídeo de um servidor para um aparelho como computador, celular ou Smart TV.
A intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do IDGT, Thaísa Leal, que normalmente participa das transmissões do Ciapi disse que a aula foi didática e produtiva. “Pude esclarecer dúvidas de como usar o Youtube para transmissão ao vivo e ainda, o Google Forms, para saber sobre as pessoas que estão acompanhando.
A terapeuta ocupacional e supervisora do Ciapi, Keiko Simon Ushiwata, explicou que o treinamento foi relevante para o trabalho desenvolvido no dia-a-dia e um exemplo de integração entre secretarias municipais. “Vai nos proporcionar mais independência no uso de ferramentas de informática tanto para a Sepedi quanto para o Ciapi. Nosso agradecimento à equipe de Informática da Secretaria de Educação”.
Foto: Divulgação/PMC