Desde o início desta administração municipal, de 2017 até agosto de 2021, a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU), realizou 5.867 cirurgias de castração de cães e gatos do município, todos com implantação de microchips de identificação, serviços totalmente gratuitos à população.
Apenas neste ano, foram castrados e microchipados 1.054 animais de ambos os sexos no Circuito de Castração Amigo Pet, ação que já atendeu os bairros de Barra do Una (108 castrações), Juquehy (88), Vila Sahy (107), Barequeçaba (30) e Aldeia Indígena Rio Silveiras (50), além do agendamento regular que ocorre no Centro de Controle de Zoonoses.
Castrar animais ajuda a reduzir possíveis doenças, evita crias indesejadas e permite o controle populacional de cães e gatos no município.
Tecnologia em prol dos pets
O microchip instalado possui uma tecnologia que facilita o resgate de animais em caso de perda (roubo, fuga ou atropelamento), pois é possível, com a leitura do chip, ter acesso às informações de identificação e localização do proprietário. O microchip também facilita o trabalho de veterinários, por conter dados de vacinação.