A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso realizou nesta terça-feira (10), solenidade de entrega das quatro primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
A Ciptea é uma carteira municipal, criada pela Lei 2.558/2021, de autoria do vereador Cristian Oliveira de Souza, Cristian Bota, que foi baseada na Lei Federal 13.977/2020 conhecida como lei “Romeo Mion”, nome do filho do apresentador de televisão Marcos Mion, que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).
Esse documento é emitido pela Sepedi, tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, conforme artigo 3º da Lei 13.977/2020.
No evento, o prefeito Aguilar Junior, o vereador, Christian Bota, o secretário da Sepedi, Amauri Toledo e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, fizeram a entrega aos beneficiários Pedro Abel, 7 anos, Matheus Duran Campelo Silva, 18 anos, Thomás Nardi Gomes, 16 anos, e Gabriel Mora Passos, 25 anos, que estavam acompanhados de familiares.
“Parabenizo o vereador Christian Bota pela iniciativa e sensibilidade em instituir a Ciptea no município. Nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas com transtorno do espectro autistas e seus familiares se sintam acolhidos”, disse Aguilar Junior.
Para Christian Bota, essa atitude vai impactar diretamente e beneficiar as famílias das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “Nosso próximo passo será levar ao conhecimento dos comerciantes e empresários da cidade a Lei 2.558/2021, para que esta seja praticada e respeitada nos estabelecimentos”, destacou.
O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, disse que outras 32 carteiras já foram solicitadas e estão sendo confeccionadas para entrega. “Hoje é um dia muito especial para nós. Nosso objetivo é construir uma Caraguatatuba mais inclusiva e, nessa missão, contamos com o apoio importante do Executivo e do Legislativo”, afirmou.
A Ciptea pode ser solicitada por meio da Central 156, pelo aplicativo ou número telefônico.
Caso as pessoas tenham qualquer dificuldade em solicitar a carteira via 156, podem agendar atendimento na Sepedi, das 9h às 16h, pelo telefone (12) 3886-3059.
Importante destacar que a Sepedi entra em contato para informar a data e horário em que a Ciptea pode ser retirada.
Foto: Claudio Gomes/PMC