Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Programa ‘Disque Árvore’ registra aumento de 25% de solicitações no mês de julho

DCIM103GOPROG0779921.JPG

O Programa Disque Árvore da Prefeitura de Caraguatatuba registrou no mês de julho 275 solicitações de novas mudas. Um aumento de 25% em comparação ao mês de junho que teve 220 pedidos realizados pelo Canal 156.

O programa faz parte do Plano de Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) que tem como principal missão aumentar a cobertura verde da cidade. O ‘Disque Árvore’ realiza a doação de mudas aos munícipes que desejam plantar uma árvore em sua residência.

Para receber a planta, basta abrir solicitação na Central 156, por telefone ou pelo aplicativo. Além de doar a muda, a Secretaria auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.

Em caso de plantio em calçadas, é importante que o munícipe solicite acompanhamento da equipe da SMAAP para orientações do procedimento e cuidados com as mudas. Também deve ser observado o tamanho do espaço e se há algum tipo de interferência como postes, fiação, placas de trânsito e acessibilidade para pessoas com deficiência transitarem. O recomendado são espécies de pequeno e médio porte e a calçada deve ter no mínimo 1,90 m de largura.

São proibidas para áreas públicas o plantio das espécies popularmente conhecidas como Figueiras e Chapéu de Sol por danificarem o solo e edificações. As espécies que mais são entregues são Ipê, Manacá, Pitanga e Grumixama.

De acordo com a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, o aumento de solicitações se deve ao fato das ações de mobilização e conscientização do mês do Meio Ambiente, realizado em junho. “Fizemos várias ações de plantio de mudas, palestras e orientações. Acredito que esta divulgação tenha sido o principal motivo do aumento das demandas”, destacou.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está localizada na Rua Santos Dumont, 502, no Centro, telefone (12) 3897-2530.

Foto: Claudio Gomes e Divulgação/PMC

Sair da versão mobile