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Secretaria de Administração promove ação de acolhimento no CCZ de Caraguatatuba após feminicídio de funcionária

Os servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba foram surpreendidos por um feminicídio envolvendo uma funcionária e outro colega de trabalho no dia 15 de julho. O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho (DMST), da Secretaria de Administração, realizou ação de acolhimento e assistência direta aos servidores nos dias 16, 20 e 30 de julho para amenizar os efeitos negativos da tragédia no CCZ.

Preocupado com o luto coletivo no setor e os efeitos nocivos na saúde mental dos colegas de profissão dos envolvidos no caso, o prefeito Aguilar Junior solicitou ao Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho que designasse a psicóloga e a assistente social do setor para uma ação com esses servidores com o objetivo de fortalecer as relações interpessoais e amenizar o impacto negativo do acontecimento.

As técnicas do DMST, Giseli Aparecida Prando (psicóloga) e Maria Hilma Aguilar Barra (assistente social), falaram sobre como prevenir os desdobramentos emocionais do luto coletivo no ambiente de trabalho e na saúde dos profissionais. “É preciso ficar atento às questões surgidas com a presença do luto, identificá-las para não se tornarem uma patologia. O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho também atua na prevenção de doenças ocupacionais, além de tratar o alcoolismo e dependência química, no Programa de Valorização e Assistência ao Servidor – Álcool e Drogas, o PROVAS/AD. Pensando nisso, a Prefeitura de Caraguatatuba vem ampliando sua política de cuidados com os funcionários no ambiente de trabalho”, destacam.

O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho fica na Rua Major Ayres, 221, no Centro. O horário de atendimento é das 9h às 14h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8153 ou pelo e-mail medicina@caraguatutatuba.sp.gov.br.

PROVAS/AD

Ciente dos efeitos prejudiciais do alcoolismo e da dependência química na vida social e profissional do funcionário, o prefeito Aguilar Junior dá total apoio ao Programa de Valorização e Assistência ao Servidor – Álcool e Drogas (PROVAS/AD).

O programa tem o objetivo de diagnosticar e oferecer tratamento aos funcionários públicos acometidos pelo alcoolismo ou dependência química de forma sigilosa, com o auxílio de uma comissão multidisciplinar.

O PROVAS/AD tem duração variável, podendo ser de até 24 meses ou períodos ainda maiores em casos específicos, onde é disponibilizado grupo de apoio, tratamento psiquiátrico e psicológico. O programa foi criado pelo Decreto Municipal 260/2015 e aprimorado pelo Decreto Municipal 877/2018.

A Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP) reúne técnicos de diversas áreas como segurança do trabalho, serviço social, psicologia e medicina, além do presidente e o vice-presidente, indicados pela Secretaria de Administração.

Foto: Divulgação/PMC

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