Os idosos do Programa Vila Dignidade receberam na tarde de quarta-feira (4), atendimento da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tinga que avalia os efeitos da pandemia da Covid-19 na saúde física e mental deles durante o período de isolamento social.
O objetivo é identificar os impactos causados com a suspensão das atividades de rotina, além de promover a prevenção de doenças e avaliar a saúde dos 23 moradores do espaço, que são independentes e sem vínculo familiar.
Segundo a enfermeira da UBS, Daniela da Palma Vieira Lima, foi feita verificação dos sinais vitais, medidas antropométricas para avaliar peso, circunferência, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura, entre outros. “Também aplicamos um questionário individual com cada idoso para classificar o índice de vulnerabilidade clínico-funcional e identificar rapidamente se o idoso é de risco e se necessita de uma dependência funcional com uma atenção maior”, explicou.
A enfermeira ainda contou que os questionários também serão avaliados pelo médico da UBS, Dr. Túlio Safar Soares, para identificar quais idosos necessitam de mais atenção e suprir suas necessidades de assistência à saúde. Os idosos continuam com atendimento de rotina e acompanhamento da agente comunitária de saúde Sueli Gomes Rodrigues.
A responsável pelo programa, Márcia Denise Gusmão Coelho, avalia o atendimento como de suma importância para melhoria da qualidade de vida dos idosos. “Com a vacinação contra Covid-19 em fase final, a vida social desses idosos tende a retomar gradativamente e ter uma saúde em dia é primordial para que retornem às suas antigas atividades, seja cultural, de lazer ou esportiva em segurança”, destacou.
O Vila Dignidade é um programa de moradia da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado, que atende idosos sem vínculos familiares e independentes fisicamente. Para ocupar uma das casas, vários critérios sociais devem ser atendidos. Ela fica localizada no bairro Jardim Jaqueira.
Foto: Claudio Gomes/PMC